quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MOMENTO



Esqueço-me
dos anos e dos meses,
E dos dias, das datas, Mas às vezes
Lembro-me de momentos. Rememoro
Um que me fez chorar. E ainda choro.
Recordo-me de uma hora, céu cinzento,
A terra sacudida pelo vento,
Um terrível momento escuro e imundo
Em que me vi perdido e só no mundo,
Sob os trovões, e estremecendo às vezes
Entre relâmpagos e lividezes...
Lembranças, não antigas, mas presentes.
Lembranças, não saudades, as ausentes.
Sem novas esperanças que despontem
O dia de hoje me parece de ontem.
Nenhuma data, em mim, nenhuma festa.
Meu amanhã é o pouco que me resta.
Eu sou o que não fui e o que quis ser.
Já fiz o que me resta por fazer,
E bem no fundo de meu ser obscuro
Lembro-me antigamente do futuro...

Dante MIlano,
in Melhores poemas,
seleção de Ivan Junqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário